Serviços

  • Exames
  • Especialidades
  • Encaminhamento
  • Estética
Radiografia Computadorizada
Vídeo-Otoscopia
Cistoscopia
Tomografia Computadorizada Multislice
Tensão Arterial
Ultrassonografia Abdominal
Citologia
Holter de 24 Horas
Ultrassonografia Cervical (Tireoide)
Hemogasometria
Cultura com Antibiograma
Cultura Fúngica
Imunohistoquímica
Necropsia
Ultrassonografia Ocular
Ecodopplercardiografia
Eletrocardiografia
Traqueobroncoscopia
Ultrassonografia Obstétrica
Histopatologia
Análises Clínicas
Rinoscopia
Endoscopia Digestiva Alta e Baixa

Através da radiografia computadorizada é possível a obtenção instantânea de imagens diagnósticas com excelente resolução que, juntamente com a competência de interpretação de um especialista, possibilita um diagnóstico rápido e assertivo. Outra grande vantagem da técnica é a redução da exposição do paciente e dos colaboradores à radiação, uma vez que é possível ajustar a imagem obtida de acordo com a necessidade do profissional.

A radiografia se faz presente na rotina das mais diversas especialidades veterinárias, como na oncologia, ortopedia, neurologia e cardiologia. Por conta da sua grande aplicação, suas indicações são inúmeras.

As imagens obtidas podem ser fornecidas impressas em um filme radiográfico, juntamente com o laudo escrito, e ambos são enviados via e-mail para o cliente e veterinário requisitante, além de ficarem disponíveis no site do hospital.

Para maior comodidade dos clientes, os exames de radiografia são realizados com horário pré-agendado e os respectivos laudos entregues o mais rápido possível.

A otoscopia é um exame que visa avaliação direta do conduto e da membrana timpânica através de aparelho específico (otoscópio). É um método diagnóstico auxiliar para as afecções do canal auditivo, por fornecer informações importantes que condicionam o protocolo terapêutico a ser seguido, de acordo com as lesões encontradas. Por ser um procedimento não invasivo, a otoscopia representa também alternativa à timpanocentese para o diagnóstico da otite média.

O exame possibilita a retirada de fragmentos para biópsias ou retirada de pequenas lesões ou pólipos. A otoscopia deve ser previamente agendado e o laudo devidamente documentado com fotos coloridas é entregue em até 72 horas, sendo enviado por e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando disponível também no site do hospital.

 

Indicações:

– Sinais clínicos de sacudir a cabeça, prurido e secreção no conduto auditivo externo.

– Síndrome neurológica (ataxia, perda de equilíbrio ou outro sintoma compatível com síndrome vestibular).

– Otite externa e média.

– Suspeita de ruptura de membrana timpânica.

 

Preparo do paciente:

– 8 horas de jejum de alimentos sólidos.

– 2 horas de jejum de líquidos.

 

A cistoscopia é um exame urológico endoscópico que permite a visualização do trato urinário inferior (que inclui vagina, uretra, orifícios ureterais e bexiga) de forma mais completa, proporcionando o diagnóstico de diversas afecções, que ocasionalmente não são identificadas em outros exames de diagnóstico por imagem. O exame possibilita a retirada de fragmentos para biópsias ou retirada de pequenas lesões ou pólipos. O procedimento deve ser previamente agendado e o laudo devidamente documentado com fotos coloridas é entregue em até 72 horas, sendo enviado via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando disponível também no site do hospital.

 

Indicações:

– Hematúria, disúria, poliúria, polidipsia e incontinência urinária.

– Cistite crônica.

– Traumas que afetem o trato urinário inferior.

– Suspeitas de neoplasias.

– Urólitos.

– Avaliação de alterações morfológicas congênitas ou adquiridas.

 

Preparo do paciente:

– 8 horas de jejum de alimentos sólidos.

– 2 horas de jejum de líquidos.

A identificação de doenças e a detecção precoce de lesões fazem da tomografia computadorizada um instrumento diagnóstico único e de grande importância na clínica de pequenos animais. O exame deve ser previamente agendado e o laudo é entregue devidamente documentado com as imagens.

Apesar de ser um exame rápido e indolor, nossos pacientes precisam ser anestesiados, pois é necessário que permaneçam imóveis durante a aquisição das imagens. O procedimento é realizado de forma segura, através da anestesia inalatória feita por um especialista, e dura apenas alguns minutos. Vale lembrar que, antes do procedimento, existe uma consulta com o anestesista que irá definir qual o protocolo anestésico a ser seguido, variando de acordo com cada paciente.

Para realçar alguns tipos de lesões, é necessária a utilização de contraste radiológico. Assim como nos melhores centros diagnósticos da medicina humana, usamos contrastes iodados não iônicos, que possuem taxas de reações adversas, quase insignificantes. Vale lembrar que a precocidade no diagnóstico aumenta as chances de sucesso no tratamento das mais diversas doenças.

 

Preparo do paciente:

Para realização dos procedimentos, com segurança para o nosso paciente, solicitamos a apresentação de um eletrocardiograma e exames laboratoriais pré-anestésicos no momento do exame.

– Jejum de sólidos de 6 a 8 horas.

– Jejum de líquidos de 2 a 3 horas.

 

Indicações:

Atualmente, as indicações da tomografia computadorizada são amplas, alcançando quase todas as especialidades médicas, tendo se tornado indispensável na prática da oncologia e neurologia. O exame é realizado por região e a solicitação deve ser precedida de um exame clínico criterioso.

Crânio: quadros convulsivos, incoordenação ou qualquer sinal clínico neurológico de origem central, suspeitas de alterações congênitas como hidrocefalia, diagnóstico de neoplasias, hemorragias intracranianas, acidentes vasculares cerebrais etc.

Face e Cavidades Nasais: traumas com suspeita de fraturas, obstruções ou sangramentos nasais, suspeitas de rinites, pólipos, neoplasias etc.

Ouvido: otites médias e internas, avaliação da extensão de neoplasias etc.

Coluna Vertebral: paresias, paralisias, suspeita de fraturas de vértebras, hérnias de disco, dor aguda etc.

Tórax: pesquisa de metástases em casos de radiografias simples normais, pneumopatias não definidas com o exame radiológico simples, presença de efusões pleurais; definição de localização e origem de neoplasias visualizadas na radiografia. Avaliação da extensão de formações em parede torácica.

Abdômen: determinação da origem de massas neoplásicas vistas no ultrassom, complementação da avaliação dos demais órgãos abdominais, como pâncreas e adrenais, planejamento cirúrgico, avaliação da função dos rins com a utilização de contraste.

Ossos e Articulações: diagnóstico precoce de neoplasias ósseas, alterações no desenvolvimento, como displasia de cotovelo e osteocondrose; fraturas articulares complexas, fraturas de coxal etc.

A hipertensão arterial pode se apresentar de forma silenciosa durante muito tempo, com consequências danosas e irreversíveis ao coração, cérebro e rins. Existe, portanto, a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces. A mensuração da tensão arterial é realizada de forma rápida, não invasiva, utilizando o doppler vascular associado ao esfigmomanômetro. Não é necessário um preparo prévio do paciente.

 

Indicações:

– Avaliação de rotina em todos os pacientes (medicina preventiva).

– Pacientes cardiopatas.

– Pacientes nefropatas.

A ultrassonografia abdominal é um método diagnóstico não invasivo que avalia órgãos parenquimatosos e cavitários, fornecendo informações de grande valia ao clínico. A utilização de aparelhagem de alta tecnologia é de fundamental importância na obtenção das imagens e conclusão diagnóstica. A utilização do doppler permite a avaliação da vascularização dos órgãos abdominais, além de aprimorar a avaliação das massas neoplásicas.

Para maior comodidade dos clientes, os exames de ultrassonografia são realizados com horário pré-agendado e os respectivos laudos entregues o mais rápido possível, podendo ser encaminhados por e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando ainda disponíveis no site do hospital.

 

Indicações:

– Avaliações de rotina na medicina preventiva.

– Emagrecimento progressivo.

– Pesquisa de metástases na cavidade abdominal.

– Febre de origem desconhecida.

– Linfadenomegalias.

– Alterações do trato urinário e reprodutivo.

– Avaliação hepática e pancreática.

– Complementação da pesquisa de corpos estranhos e processos obstrutivos gastrointestinais.

– Diagnóstico gestacional precoce.

– Avaliação fetal.

– Detecção de líquidos em cavidade abdominal e torácica.

 

Preparo do paciente:

– Jejum de sólidos de 4 a 6 horas.

– Não oferecer leite.

– Oferecer água, água de coco, caldo de carne ou frango à vontade.

– Evitar que o paciente urine uma ou duas horas antes do exame.

De forma simples e rápida, são colhidas amostras de lesões a serem investigadas. O objetivo desse exame é a classificação dessas lesões, muitas vezes fazendo o diferencial entre lesões inflamatórias e neoplásicas. Apesar de ser de grande utilidade por muitas vezes determinar a conduta terapêutica a ser implementada, a Citologia pode não excluir a necessidade do histopatológico, geralmente realizado em fases posteriores ao tratamento. A amostra pode ser coletada de lesões externas ou internas do organismo, como em cavidade abdominal, torácica e pélvica. Nestes casos, utilizar o ultrassom como guia para coleta do material é de grande valia.

O holter registra, durante 24 horas, a atividade elétrica do coração do animal, ou seja, registra o eletrocardiograma de forma contínua. Tem como objetivo identificar e quantificar as alterações do ritmo cardíaco, correlacionando-as com os sinais clínicos. O aparelho é fixado no dorso do paciente através de ataduras e de um colete, especialmente projetado para este fim. O paciente pode retornar para sua residência, sob supervisão do proprietário, devendo ser incentivado a ter uma rotina normal.

O proprietário deve anotar todas as atividades do paciente durante o período do exame para, posteriormente, serem correlacionadas ao ritmo cardíaco registrado. A análise e interpretação do exame são realizadas por um profissional especializado. Devem ser trazidos exames cardiológicos anteriores, como eletrocardiogramas, radiografias de tórax e ecocardiogramas.

Para maior comodidade dos clientes, o exame é realizado com horário pré-agendados, mas não precisa de preparação anterior. O laudo e os traçados são entregues em até cinco dias úteis, além de serem encaminhados via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, podendo ainda ser consultados diretamente no site do hospital.

 

Indicações:

– Pacientes que apresentem episódios de síncope ou fraqueza.

– Diagnóstico precoce da cardiomiopatia dilatada em raças de cães predispostas como Dobermans e Boxers.

A ultrassonografia da região cervical é um exame muito útil, pois possibilita a avaliação das glândulas salivares, vasos, linfonodos, língua, laringe, traqueia, esôfago, tireoide e paratireoide. É um método dinâmico, rápido, que dispensa preparo prévio e não oferece riscos à saúde do paciente. Esse exame fornece uma riqueza de informações na avaliação de tecidos moles e, por isso, é a modalidade de imagem que mais se aplica para a avaliação da tireoide.

Para maior comodidade dos clientes os exames de ultrassonografia cervical são realizados com horário pré-agendado. O laudo e as imagens são entregues o mais rápido possível, além de serem encaminhados via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, podendo ainda ser consultado diretamente no site do hospital.

Indicações:

– Suspeitas de endocrinopatias associadas à tireoide ou paratireoide.

– Identificação da origem e extensão de tumores palpáveis na região cervical.

– Alterações de glândulas salivares (sialite, sialodenite, obstruções, sialolitos, entre outros).

A hemogasometria proporciona, de forma rápida, dados para a análise dos níveis de oxigenação do paciente, gases sanguíneos, eletrólitos, como sódio, cloro, potássio e bicarbonato.

A cultura de secreções biológicas associada ao antibiograma identifica a bactéria que está causando a doença do seu pet e determina quais os antibióticos mais adequados para o tratamento específico. A coleta do material deve ser realizada por um veterinário para que não ocorram contaminações e os resultados sejam fidedignos.

A cultura fúngica é um exame de grande importância na dermatologia, auxiliando a identificação do agente causador da doença e, consequentemente, na escolha específica do tratamento. A coleta adequada da amostra é fundamental para o sucesso do exame, devendo ser feita por profissional competente.

Neste exame, as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos. O objetivo é identificar o tipo específico do câncer.

Este exame é realizado após a morte do animal e tem como objetivo determinar e/ou confirmar a causa do óbito.

Existem dois tipos: tradicional e estético, sendo a última opção solicitada quando existe a intenção de cremação ou enterro do corpo pelo tutor.

O ultrassom ocular é um método complementar utilizado para avaliação de estruturas internas do bulbo ocular e da órbita. É um exame rápido, seguro, indolor, dispensa preparos prévios assim como a interrupção do uso de colírios. Raramente, a sedação do paciente é necessária. É um dos exames obrigatórios para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata, pois fornece informações imprescindíveis como a biometria ocular.

Para maior comodidade dos clientes, os exames de ultrassonografia ocular são realizados com horário pré-agendado. O laudo e as imagens são entregues o mais rápido possível, além de serem encaminhados via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, podendo ainda ser consultado diretamente no site do hospital.

 

Indicações:

– Alterações que levam a opacificação de um meio transparente do olho (edema de córnea, catarata, hifema, sangramento em espaço vítreo, entre outros).

– Alterações no posicionamento ou dimensões do bulbo ocular.

– Descolamento de retina.

– Suspeita de tumores intra ou retrobulbares.

– Hemorragia.

– Inflamação.

– Pesquisa de corpos estranhos.

A ecodopplercardiografia, por meio do ultrassom, permite a avaliação da anatomia e função cardíaca. O doppler é uma ferramenta complementar ao ecocardiograma que fornece informações a respeito da direção e velocidade do fluxo sanguíneo, sendo imprescindível para o diagnóstico de doenças congênitas e refluxos valvares.

Não requer preparos especiais, porém é indicado trazer exames de eletrocardiografia, radiografias de tórax ou ecocardiogramas previamente realizados. As imagens obtidas durante o exame podem ser fornecidas impressas em papel, juntamente com o laudo escrito e ambos são enviados via e-mail para o cliente e veterinário requisitante, além de ficarem disponíveis no site do hospital.

Para maior comodidade dos clientes, os exames de ecodopplercardiografia são realizados com horário pré-agendado e os respectivos laudos entregues o mais rápido possível.

 

Indicações:

– Avaliação de rotina (medicina preventiva).

– Suspeitas de cardiopatias congênitas e adquiridas.

– Confirmação de sobrecargas de câmaras identificadas no eletrocardiograma.

A eletrocardiografia fornece dados importantes a partir do registro da atividade elétrica do coração, sendo uma forma preliminar de obter informação para diagnósticos. É realizada de forma rápida, sem trauma para o paciente e dispensa preparo prévio. O exame é por ordem de chegada dos clientes, não precisando de agendamento prévio. Os traçados obtidos durante o exame podem ser fornecidos impressos em papel, juntamente com o laudo escrito que também enviado via e-mail para o cliente e o veterinário requisitante, além de ficarem disponíveis no site do hospital.

 

Indicações:

– Avaliações de rotina (medicina preventiva).

– Avaliações pré-anestésicas.

– Suspeita de cardiopatia.

– Avaliação de pacientes com histórico de síncopes.

– Monitorização de pacientes digitalizados.

– Avaliação de terapia antiarrítmica.

A traqueobroncoscopia consiste na avaliação da traqueia e brônquios principais, através de um instrumento óptico de alta resolução. O procedimento é rápido, dura cerca de 5 a 10 minutos, seguro e indolor, uma vez que o paciente precisa ser submetido à anestesia inalatória. O exame possibilita a retirada de fragmentos para biopsias e de pequenas lesões ou pólipos. O procedimento deve ser previamente agendado e o laudo é devidamente documentado com fotos coloridas e entregue em até 72 horas, sendo enviado via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando disponível também no site do hospital.

 

Indicações:

– Tosse crônica, principalmente quando descartadas cardiopatias e pneumopatias.

– Hemoptise.

– Avaliação do calibre traqueal e brônquios principais.

– Suspeita de corpos estranhos na traqueia e/ou brônquios principais.

 

Preparo do paciente:

– 8 horas de jejum de alimentos sólidos.

– 2 horas de jejum de líquidos.

O diagnóstico gestacional através da ultrassonografia é possível em cadelas e gatas a partir dos 21 dias de gestação. A avaliação da viabilidade fetal é realizada a partir de, aproximadamente, 24 dias, quando é possível a identificação dos batimentos cardíacos.

 

Indicações:

– Diagnóstico gestacional.

– Previsão da idade gestacional quando a data de acasalamento é desconhecida.

– Contagem aproximada do número de fetos.

– Avaliação da viabilidade fetal.

– Detecção de anomalias fetais.

 

Preparo do paciente:

– Até 30 dias de gestação, dar líquidos à vontade (água, água de coco, caldo de carne ou frango)

– Evitar que a paciente urine por 1 e 2 horas antes do exame.

– Não oferecer leite.

 

Para maior comodida dos clientes, os exames de ultrassonografia são realizados com horário pré-agendado. O laudo e as imagens são entregues o mais rápido, além de serem encaminhados via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, podendo ainda ser consultado diretamente no site do hospital.

O exame histopatológico (biópsias) é essencial para o diagnóstico, definição da terapêutica e, consequentemente, estabelecimento de um prognóstico assertivo para cada caso. O exame consiste de uma fase macroscópica e uma fase microscópica, em que são identificados os tipos de tecidos, diferenciando tecidos saudáveis de tecidos doentes, e identificando alterações neoplásicas de inflamatórias ou hiperplásicas.

O laboratório de análises clínicas da Semeve oferece serviços de hematologia, urinálise, bioquímica clínica, imunologia, parasitologia, dentre outros, com o objetivo de fornecer o máximo de informações ao veterinário solicitante, contribuindo para um diagnóstico assertivo e, consequentemente, uma terapêutica adequada.

É também de grande importância a contribuição das análises laboratoriais no monitoramento das respostas orgânicas a uma ação terapêutica. Entendemos que a agilidade nos resultados, o investimento em tecnologia e capacitação técnica são fundamentais para oferecer o melhor à saúde dos nossos pacientes.

A rinoscopia é o exame pelo qual é avaliada a mucosa da cavidade nasal, através da utilização de instrumento óptico de alta resolução. O procedimento é rápido, indolor e seguro, já que o paciente é submetido à anestesia inalatória. O exame possibilita a retirada de fragmentos para biópsias ou retirada de pequenas lesões ou pólipos.

 

Indicações:

– Epistaxe crônica.

– Descarga nasal crônica não responsiva a terapêuticas.

– Deformação facial.

– Obstrução nasal com ou sem secreção.

– Ruído tipo “ronco” com origem na região nasal.

 

Preparo do paciente:

– 8 horas de jejum de alimentos sólidos.

– 2 horas de jejum de líquidos.

 

É preciso agendar previamente e o laudo, documentado com fotos coloridas, é entregue em até 72 horas, sendo enviado via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando disponível também no site do hospital.

Endoscopia Digestiva Alta:

Exame utilizado para diagnóstico de doenças no aparelho digestivo. É seguro, preciso e indolor, já que o animal é submetido à anestesia inalatória. O procedimento ocorre através da introdução de um fino tubo através da boca do paciente, que permite a avaliação do esôfago, estômago e porção inicial do duodeno. Na extremidade do aparelho, um chip eletrônico gera imagens de alta resolução que são visualizadas em tempo real.

É possível, através da endoscopia, retirar fragmentos para biópsia ou pequenas lesões ou pólipos sem qualquer incômodo ou complicação para o paciente, evitando muitas vezes procedimentos cirúrgicos convencionais.

 

Indicações:

– Dores abdominais, náuseas, vômitos, regurgitação e dificuldade na deglutição.

– Detecção de processos inflamatórios, úlceras e tumores.

– Diagnóstico de causas relacionadas à hemorragia digestiva.

– Diagnóstico e remoção de corpos estranhos.

 

Preparo do paciente:

– 8 horas de jejum de alimentos sólidos.

– 2 horas de jejum de líquidos.

 

O exame deve ser previamente agendado e o laudo devidamente documentado com fotos coloridas é entregue em até 72 horas, sendo enviado via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando disponível também no site do hospital.

 

Endoscopia Digestiva Baixa

Mais conhecida como colonoscopia, é o exame pelo qual a mucosa do intestino grosso é estudada, através de um instrumento flexível introduzido pelo ânus. O animal é submetido à anestesia inalatória, o que torna o procedimento seguro e indolor. Durante o procedimento é possível fazer a retirada de fragmentos para biópsias, extração de pequenas lesões ou pólipos, sem complicações ou incômodos adicionais para o paciente.

 

Indicações:

– Diarreias crônicas.

– Melena (sangue nas fezes).

 

Preparo do paciente:

– 24 horas de jejum de alimentos sólidos.

– 2 horas de jejum de líquidos.

 

O exame deve ser previamente agendado e o paciente precisa chegar com 12 horas de antecedência para realização de enema, que é a limpeza do cólon intestinal, visando a qualidade do resultado do exame, já que resíduos de fezes dificultam ou impossibilitam o diagnóstico. O laudo devidamente documentado com fotos coloridas é entregue em até 72 horas, sendo enviado via e-mail para o cliente e veterinário solicitante, ficando disponível também no site do hospital.

Ortopedia e Traumatologia Clínica e Cirúrgica
Dermatologia
Neurologia
Odontologia
Endocrinologia
Imaginologia
Fisioterapia e Reabilitação
Oncologia
Clínica de Felinos
Nutrição
Oftalmologia
Cirurgia
Cardiologia
Anestesiologia

Você sabia que problemas ortopédicos não incluem apenas aqueles secundários a traumas, como as luxações e fraturas? Desvios angulares de ossos longos ou coluna, má formações ósseas congênitas e alterações ósseas secundárias e doenças sistêmicas também são alguns exemplos de doenças estudadas na ortopedia.

Contamos com especialistas referências e a consulta deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

Casos dermatológicos são de grande incidência na clínica de pequenos animais, representando grande parte das consultas. Diversas alterações sistêmicas refletem na saúde da pele e pelos do paciente, necessitando de cuidados especiais. Além de especialistas na área, contamos com um suporte laboratorial que nos possibilita a realização dos mais diversos exames dermatológicos que incluem citologia de pele, cerume e nodulações, biópsia, raspado cutâneo, cultura fúngica, cultura com antibiograma, dentre outros.

A consulta dermatológica ocorre na unidade Brotas e Itaigara, devendo ser previamente agendada.

Com o surgimento de raças de cães e gatos predispostas a alterações encefálicas e vertebrais, a incidência de patologias neurológicas tornou-se mais expressiva na rotina clínica. Hérnias de discos, hemivértebras, degenerações vertebrais secundárias, a senilidade e convulsões são alguns exemplos de alterações que exigem os cuidados de um especialista. Nossa equipe possui um neurologista clínico que também é cirurgião e realiza os mais complexos tipos de cirurgias neurológicas. Contamos ainda com um setor completo de imagem, composto por radiografia e tomografia computadorizada, exames de extrema importância na investigação neurológica.

A consulta com nosso especialista em neurologia deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

O acúmulo excessivo de placas dentárias, conhecido como tártaro, além de provocar sérios problemas bucais, pode afetar órgãos como pulmão, coração e rins. A odontologia veterinária vai muito além da limpeza que visa a remoção dos tártaros nos dentes dos pets. Também fazem parte do papel do odontólogo: cirurgias ortodônticas para correções de fraturas e alterações morfológicas congênitas ou adquiridas; remoção de tumores, extrações dentárias ou qualquer afecção relacionada às estruturas bucais.

Na Semeve, além do atendimento odontológico clínico e cirúrgico de cães e gatos, os roedores, como coelhos e porquinhos da índia, também são bem-vindos.

A consulta com nosso especialista deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

As necessidades dos nossos pets são parecidas com as nossas. Os cães e gatos também apresentam doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios (endócrinas). Por isso, a Semeve dispõe de endocrinologista veterinário, que é o especialista capaz de tratar doenças hormonais, como o hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo, diabetes mellitus, além da obesidade.

A consulta com nosso especialista deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

Ser referência no Brasil em diagnóstico por imagem é um dos nossos orgulhos. Além de possuirmos uma equipe constituída de profissionais especializados e aparelhagem de última geração, fomos pioneiros, no Norte e Nordeste, ao implantarmos o serviço de ultrassonografia, radiografia convencional e computadorizada, seguida de ecodopplercardiografia, eletrocardiografia e, por fim, ao adquirirmos uma Tomografia Computadorizada Multislice. Neste último, fomos os primeiros do País. Desta forma, asseguramos um diagnóstico rápido e assertivo para os nossos pacientes.

Para realizar este serviço, temos parceria com a Reabavet, primeiro centro de reabilitação veterinária da Bahia, que funciona dentro da unidade de Brotas. Os profissionais são altamente capacitados e realizam um trabalho brilhante com os nossos pacientes. Oferecemos uma variedade de recursos de fisioterapia necessários no processo de reabilitação de pets portadores das mais diversas patologias, além de acompanhamento nutricional, acupuntura e ozonioterapia.

Antigamente, a eutanásia era vista como única solução para a maioria dos casos de tumores em pets. O estudo específico sobre o câncer mudou essa realidade na Medicina Veterinária. Hoje, os novos protocolos, drogas quimioterápicas e os procedimentos cirúrgicos na área da Oncologia favorecem a cura, melhoram o prognóstico e a sobrevida na maioria dos casos de neoplasias de pequenos animais.

A consulta com nosso especialista em Oncologia deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

Houve um tempo em que os gatos eram tratados como “cachorros pequenos”. Hoje, essa mentalidade mudou e os especialistas tornaram-se uma necessidade na vida dos nossos gatinhos. As doenças são específicas, as medicações e peculiaridades inerentes à espécie são inúmeras e tudo isso envolve técnicas de manejo para reduzir os níveis de estresse e ansiedade do paciente.

Na Semeve, os felinos contam com uma equipe especializada, aliada a uma estrutura física projetada especialmente para eles. Além de um consultório para atendimento dos gatinhos, temos um internamento climatizado e com isolamento acústico, exclusivo para os bichanos.

A consulta com nosso especialista em felinos deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

Um pet saudável e livre de doenças é tudo que um tutor deseja e isso só é possível se houver uma alimentação balanceada. É necessário fornecer todos os nutrientes e minerais exigidos pelo organismo do animal, que é variável a depender da fase da vida que ele se encontre. Existem diversas rações de excelente qualidade disponíveis no mercado, porém nem todos os pets aceitam bem. Desta forma, é necessário recorrer a outras alternativas, como a alimentação natural.

Para isso, temos profissionais especializados no assunto que, a partir da anamnese, avaliação física do paciente, exames laboratoriais e de imagem, elaboram uma alimentação específica para o paciente, levando em conta o score corporal, o peso, o porte, a idade e qualquer deficiência que ele venha a apresentar. A partir disso, o acompanhamento do paciente é realizado com encontros pré-agendados, nos quais verificamos a eficiência do tratamento.

A consulta com nosso especialista deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

As alterações oculares fazem parte da rotina clínica de pequenos animais. O oftalmologista não cuida somente do olho propriamente dito, mas zela também pela saúde dos anexos oculares como os cílios, pálpebras e glândulas lacrimais. Além de doenças oculares primárias, existem as sistêmicas que interferem diretamente na saúde e bom funcionamento do olho, como a hipertensão, endocrinopatias e infecções. Algumas vezes as doenças oculares são silenciosas e, quando diagnosticadas, já causaram lesões irreversíveis, a exemplo da perda de visão. Por esses e outros motivos, visitas periódicas ao oftalmologista são essenciais.

Aqui, possuímos atendimento clínico especializado e realizamos também os mais diversos procedimentos cirúrgicos oftálmicos. A consulta com nosso especialista deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

Assim como os humanos, os pets também passam por procedimentos cirúrgicos, sejam eles para reestabelecer a saúde ou eletivos, como é o caso da castração. Por isso, a Semeve possui um centro cirúrgico com os mais avançados equipamentos e central de oxigênio, a fim de garantir a segurança dos pacientes. Com profissionais especializados, no hospital são realizadas cirurgias das mais variadas naturezas, incluindo os mais delicados como cardiotorácicas. Saiba mais entrando em contato com uma de nossas unidades: Brotas e Itaigara.

Doenças cardíacas são bastante comuns entre os pets, principalmente na fase adulta e senil. Porém, existem também as cardiopatias congênitas. Dessa forma, é necessária atenção aos sinais clínicos de cansaço, tosse e síncopes independentemente da idade do pet, pois eles podem indicar uma cardiopatia.

Avaliações de rotina são de grande importância e possibilitam o diagnóstico precoce da doença cardíaca. Uma vez diagnosticada a cardiopatia, é fundamental a avaliação rotineira a fim de verificar a eficiência do tratamento e uma possível evolução da doença.

Além de nossa equipe possuir especialistas na área, realizamos exames cardiológicos como ecodopplercardiograma, eletrocardiograma, tensão arterial, radiografia digital e holter de 24 horas.

A consulta com nossos cardiologistas deve ser previamente agendada em uma de nossas unidades: Brotas ou Itaigara.

Quando o assunto é cirurgia, uma das grandes preocupações por parte dos tutores de pets é o procedimento anestésico. Com a evolução tecnológica dos aparelhos, qualidade das drogas e especialização dos profissionais, a anestesia não deve ser mais sinônimo de preocupação.

Contamos com profissionais especializados que desenvolvem protocolos anestésicos individuais para cada paciente, baseando-se em eventuais patologias existentes. Antes de anestesiar um paciente, exigimos a realização de exames laboratoriais e cardiológicos, que nos garantem que o pet pode ser submetido ao procedimento com segurança.

Além de anestesistas especializados, possuímos aparelhos de anestesia inalatória anestesia inalatória com monitorização cardiorrespiratória e pressórica computadorizada. Isso torna o transoperatório ainda mais seguro e tranquilo.

Internamento

O hospital da Semeve conta com internamento climatizado, constituído de canis e gatis, com suporte de bombas injetoras e profissionais qualificados, disponíveis 24 horas, para garantir o atendimento adequado aos pacientes, no intuito de reduzir ao máximo a necessidade.

Os gatos são mantidos em ambiente separado dos cães, para que o estresse durante esse delicado período seja minimizado. Exames laboratoriais e de imagem (ultrassonografia, radiografias, tomografia computadorizada) são realizados em caráter de urgência, mesmo durante os finais de semana e feriados. As visitas aos pacientes são permitidas em horários pré-definidos, que são informados no momento da internação.

Na unidade de terapia semi-intensiva, os pacientes contam com equipamentos de alta tecnologia e profissionais qualificados para dar todo o suporte necessário em casos mais graves ou no pós-operatório imediato de cirurgias mais complexas.

 

Encaminhamento

No encaminhamento de pacientes para o nosso setor de internação, deve constar um relatório com o histórico do paciente, resultados de exames complementares, caso já tenham sido realizados, suspeita diagnóstica, terapia já realizada e prescrição para as primeiras horas do período de internação.

Solicitamos ainda um contato telefônico, com o veterinário responsável pelo encaminhamento, para que possamos mantê-lo ciente da evolução clínica do paciente e eventuais necessidades de alteração de conduta. Após a alta do pet, ele será reencaminhado para o veterinário solicitante.

 

Exames complementares

A solicitação de exames complementares, como radiografias, ultrassonografias, ecodopplercardiografias, ECG, exames de laboratório, dentre outros, deve ser feita, preferencialmente, por escrito, constando o exame que está sendo solicitado e suspeita clínica. Na solicitação de radiografias deve ser especificada a região a ser radiografada e as projeções necessárias. Nossos profissionais estão à disposição para esclarecimentos de dúvidas relacionadas às indicações específicas de cada exame.

Corte de Unhas
Tosas
Banho

Cortar as unhas de cães e gatos não é apenas um ato relacionado à estética, mas, sim, de saúde. Muitos não sabem, mas o fato de cães e gatos apresentarem unhas grandes proporciona desconforto, podendo até ocasionar problemas de saúde. A periodicidade da realização desse procedimento vai depender do modo como vivem os cães e gatos. Em nosso salão, as unhas do seu bichinho de estimação são cortadas, lixadas, polidas e pintadas, sempre com carinho e utilização de produtos de primeira qualidade. Se preferir, você ainda pode conferir tudo de perto, através de nossos televisores, que fica em uma área externa ao ambiente do banho e da tosa. Tudo isso é possível graças ao nosso sistema de câmeras.

O nosso serviço de tosa é realizado tanto com máquina quanto com tesoura. Diversas raças podem ser tosadas, sempre respeitando a estética e preferência dos proprietários. Ah, além da tosa tradicional, tem ainda a higiênica, realizada nas partes íntimas dos pets, com a finalidade de retirar as sujeiras que ficam armazenadas. Aqui, as tosas são realizadas por profissionais talentosos e qualificados, muito bem treinados, que garantem ao seu animal um tratamento excelente, com segurança e eficácia. Se preferir, você ainda pode conferir tudo de perto, através de nossos televisores, que fica em uma área externa ao ambiente do banho e da tosa. Tudo isso é possível graças ao nosso sistema de câmeras.

Manter os hábitos de higiene periódicos é fundamental, tanto no mundo dos humanos quanto no reino animal. Além de manter o seu pet limpinho e cheiroso, o banho ajuda a prevenir doenças que poderiam prejudicar o convívio com a família.

Por isso, nossa foi montada, pensando em todos os detalhes para que o seu pet tenha uma experiência tranquila e agradável. Utilizamos produtos, como shampoos e condicionadores de qualidade. Além disso, contamos como profissionais treinados e preparados para utilização correta dos equipamentos durante o banho, evitando possíveis problemas com bactérias e fungos.

Ah, se preferir, você ainda pode conferir tudo de perto, através de nossos televisores, que fica em uma área externa ao ambiente do banho e da tosa. Tudo isso é possível graças ao nosso sistema de câmeras.

Banho
Além de manter o seu pet limpinho e cheiroso, o banho ajuda a prevenir doenças que poderiam prejudicar o convívio com a família!
Tosa
A tosa tem o objetivo de eliminar o excesso de pelo no pet, a fim de garantir, principalmente, conforto e higiene, e em alguns casos, estética.
Hidratação
Esse procedimento serve como complemento essencial, além do banho e da tosa, para restaurar os pelos dos pets, eliminar o ressecamento e ajudar a proteger a pele.