Blog

Ultrassonografia ocular para pet

A ultrassonografia é um exame que, através de ondas sonoras de alta frequência (inaudíveis aos humanos e cães e gato), nos fornece imagens instantâneas dos órgãos avaliados. É um exame seguro, inócuo, que não utiliza radiação ionizante, como o raio-x, e pode ser realizado quantas vezes forem necessárias. 

Tratando-se de ultrassom ocular, não é preciso um preparo prévio e nem a interrupção do uso de colírios que estejam sendo previamente administrados. Antes de dar início ao exame, é feito o uso de um colírio anestésico que dessensibiliza a córnea e minimiza o incômodo do exame para o paciente.

Na Oftalmologia, o ultrassom é indispensável em diversas situações como, por exemplo, quando há opacificação dos meios transparente do olho (córnea, humor aquoso, lente, humor vítreo), quando há deslocamento da posição habitual do bulbo ocular (estrabismo, exoftalmia, enoftalmia) ou quando há alteração nas dimensões normais do bulbo (buftalmia, microftalmia, nanoftalmia). 

É de grande utilidade também quando há luxação de lente, processo inflamatório, infeccioso ou hemorrágico ocular, localização de corpos estranhos no olho, descolamento de retina, tumores, biometria, (mensuração das estruturas internas do olho), pré-operatório de catarata, entre outros.

A úlcera de córnea é uma das poucas contraindicações do ultrassom ocular. Nestes casos, o mais indicado é que a ulceração seja previamente tratada para, então, o ultrassom ser realizado. Desta forma, reduzem-se as chances de contaminação e perfuração do bulbo ocular.

Uma das nossas inovações da Semeve foi a implantação deste serviço, em 2015, que só acrescenta e enriquece o setor de Oftalmologia para os pets baianos.