Blog

Ração para gatos

Na hora de escolher que ração oferecer para o seu gato, o dono do pet pode ficar confuso. Afinal, nas prateleiras não faltam opções. Diante desse universo de embalagens chamativas e indicações da presença de determinados nutrientes, como saber qual é a mais adequada para o seu felino? A recomendação é simples: opte pela ração que atende às particularidades do gato que você tem em casa. Veja a seguir alguns fatores principais que devem ser levados em conta.

Pelagem

Uma das características importantes a serem observadas é o tipo de pelagem do gato. Há rações para gatos de pelo curto e outras destinadas aos de pelo longo, que necessitam de mais proteínas, de modo que os pelos cresçam mais fortes e bonitos.

Ação redutora de bolas de pelo no estômago

Um hábito comum de todos os gatos é o de se lamber e, por causa disso, é inevitável que eles engulam pelos. Para evitar que se acumulem no estômago do animal, formando bolas de pelos, as rações devem trazer em sua composição ingredientes que atuam estimulando a eliminação desses pelos nas fezes. Como exemplos, podemos citar a polpa de beterraba branca, que é fonte de fibras; e a celulose, que funciona como uma espécie de grude, cujos pelos se prendem para depois serem expelidos nas fezes.

Idade

A idade do animal é um fator importante que deve ser considerado na hora de escolher a ração, pois em cada fase da vida a necessidade que ele tem de determinados nutrientes é diferente. O filhote precisa de mais cálcio porque seus ossos ainda estão em formação. Então, a ração específica para filhotes é indiscutivelmente a mais indicada. A partir dos 12 meses, o pet já pode ser alimentado com ração para adultos. 

Já um gato a partir dos sete anos de vida, que já é considerado idoso, não deve ser alimentado com ração que traga excesso de cálcio, porque isso pode causar problemas nos rins. Os oxidantes, que são encontrados na maioria das rações, também devem ser evitados na alimentação dos felinos mais velhos, que têm o organismo mais sensível. Para esses animais, o ideal é a ração sênior, que traz uma composição adequada às necessidades deles.

Peso

Gatos com obesidade precisam receber ração light, mas essa não é a única recomendação. As rações desse tipo possuem diferentes teores de determinados componentes. Como exemplo, algumas trazem uma quantidade maior de fibras, para estimular o intestino do animal, enquanto outras são mais ricas em proteínas. Por essa razão, o ideal é contar com a orientação de um veterinário, que indicará o que deve ser prioridade na dieta do bichano.

Castração

Gatos castrados tendem a ser sedentários e, como consequência, ganham peso com facilidade. Então é preciso cuidar da alimentação deles para evitar que se tornem obesos. Rações com baixo teor de gordura são as mais indicadas.

Rações medicinais

As rações medicinais se fazem necessárias quando o pet possui um problema de saúde mais sério, que requer controle nutricional. Somente o veterinário tem condições de avaliar o caso do animal e prescrever a ração específica para ele. Além disso, a ração medicinal deve ser oferecida pelo período que o médico determinar, pois sua composição muito específica pode provocar deficiência de alguns nutrientes, se o uso for prolongado.