Blog

Pseudociese

A pseudociese, chamada popularmente de “gravidez psicológica”, é uma síndrome muito frequente em pequenos animais. Ela ocorre, geralmente, dois meses após o cio e acomete qualquer fêmea não castrada, ou seja, não há predileção racial.

A “gravidez psicológica” decorre das alterações hormonais que acontecem durante o ciclo estral como, por exemplo, o aumento da concentração de prolactina no sangue após a ovulação, o que estimula a produção do leite e faz a manutenção do corpo lúteo. O corpo lúteo, por sua vez, secreta a progesterona, hormônio que faz a manutenção da gestação. Como não há nenhum hormônio responsável pela destruição desse corpo lúteo na ausência da gestação, as concentrações hormonais se mantêm as mesmas em animais prenhes ou não. Portanto, acredita-se que todas as cadelas desenvolvem a pseudociese, mas apenas algumas manifestam os sinais clínicos.

Os sinais clínicos:

Cadelinhas com “gravidez psicológica” costumam apresentar aumento da glândula mamária, com ou sem produção de leite, apatia ou agitação, agressividade, redução do apetite, lambedura da região abdominal, além de formarem ninhos e adotarem brinquedos, filhotes de outras cadelas ou mesmo de outras espécies como seus, além de se afastarem da convivência dentro de casa.  Os sinais costumam durar de duas a oito semanas, porém podem ser amenizados com exercícios físicos e algumas vezes medicamentos. É importante não estimular esse comportamento, pois, desta forma, pode-se aumentar o tempo de duração da síndrome.

A maioria das cadelas apresenta recidiva e alguns pesquisadores acreditam que essa alteração favorece o aparecimento de infecção uterina (piometra), mastite e de tumor mamário. A castração, na maioria das vezes, é o único tratamento definitivo.

Esteja atento ao comportamento da sua cadelinha e consulte o médico veterinário, caso algum desses sinais seja observado. A prevenção é sempre a melhor recomendação!