Blog

Interação homem-animal

Nos últimos anos, pesquisas científicas confirmam que os animais de estimação podem detectar, prevenir e auxiliar no tratamento de diversas doenças como, por exemplo, cardiopatias, mal de Alzheimer e depressão, produzindo efeitos que os medicamentos tradicionais e seres humanos não são capazes de alcançar. 

Partindo desse pressuposto, o convívio com animais é benéfico no sentido de que a interação ser humano–animal proporciona melhoria na saúde de crianças, adultos e idosos quanto aos aspectos físicos, sociais e cognitivos, tais como: elevação da autoestima, autoconfiança, facilidade na tomada de decisão, relaxamento, redução da pressão arterial, habilidades sociais e alívio da solidão. O convívio com os pets, principalmente os cães, é mais afetivo, tranquilo, tem maior capacidade de troca, menos egocentrismo, maior percepção dos outros, melhor compreensão dos ciclos da vida, mais responsabilidade e equilíbrio e tem menor tendência a distúrbios de humor.

A convivência com cães nos permite aprender novas tarefas e comportamentos, o que pode elevar nosso potencial para a resposta adaptativa necessária na organização das tarefas cotidianas (saúde, lazer e educação). Além da relação de afeto que se desenvolve, do estímulo ao período sensório-motor, do toque das mãos, do sentir, do explorar o corpo do animalzinho e observar suas reações, muitos conhecimentos são adquiridos nessa interação homem-animal. É notório o estímulo à autonomia e a responsabilidade nessa construção do relacionamento. O indivíduo passa a cuidar do animal, da sua limpeza e de seu habitat, assim como de sua alimentação, favorecendo, assim, o desenvolvimento do vínculo afetivo e do lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria.

Dentre os benefícios propiciados pelo convívio com os animais estão os físicos, mentais, sociais e emocionais. Como benefícios físicos, destacam-se: estabilização da pressão arterial e reações químicas positivas, bem-estar, afastamento do estado de dor, encorajamento das funções da fala e de ordem física. Os benefícios mentais englobam tanto estimulo à memória e exercícios de cognição, através da manipulação dos materiais usados pelo animal, como também alimentação e higiene do mesmo. Dentre os benefícios sociais, citam-se: oportunidade de comunicação e sentido de convivência, possibilidade de troca de informações e de ser ouvido, sentimento de segurança, socialização e motivação. Quanto aos emocionais: amor incondicional e atenção, diminuição da ansiedade, redução da solidão, vínculo e aumento de confiança com o ser humano. Sendo assim, a relação homem-animal só tem a acrescentar na vida das pessoas, desde que esta interação seja saudável e munida de amor, carinho e cuidado.