Blog

Fique de olho

Assim como os humanos, cães e gatos podem apresentar conjuntivite, isto é, inflamação da conjuntiva ocular cuja principal função é proteger os olhos do pet. Nesta enfermidade, geralmente observa-se olhos avermelhados, irritação e presença de secreção ocular. Muitos donos de pet têm o péssimo hábito de apenas “lavar com o sorinho”, não levando a sério a alteração.

Fique atento, pois o primeiro sinal é a vermelhidão ocular, decorrente do processo inflamatório. Posteriormente, podemos perceber secreção, blefarospasmo (tentativa de fechar as pálpebras constantemente), o pet pode começar a evitar a luz e ficar mais quieto. Tais alterações precisam ser reportadas ao médico veterinário para que as devidas providências sejam tomadas.

Diversos fatores propiciam a ocorrência da conjuntivite, como condições climáticas, poluição, irritação por corpos estranhos ou ainda eventos traumáticos. Animais que têm o costume de andar na janela do carro, que moram em grandes cidades e realizam passeios em áreas de maior concentração de poluição, assim como os que têm contato com alérgenos (perfume, pólen), são fortes candidatos a desenvolver a conjuntivite.

Apenas o médico veterinário é habilitado a diagnosticar o problema e instituir o tratamento mais adequado para cada caso. Se não tratada da forma correta, a conjuntivite pode provocar a cegueira, visto que o pet, ao coçar os olhos irritados, pode provocar o aparecimento de úlceras de córnea, lesões na pálpebra, o que leva a consequentes quadros de uveíte (inflamação do trato que irriga e nutre o olho) e possível perda da visão. Além disso, o uso indiscriminado de determinados medicamentos podem levar a um agravamento do quadro clínico, piorando, então, o prognóstico do paciente.

Se você observar alterações oculares em seu bichinho, não vacile! Procure imediatamente um médico veterinário especialista em oftalmologia e garanta a recuperação do seu melhor amigo! Fique de olho!