Blog

Automedicação

Se, para nós humanos, já é um perigo realizarmos a automedicação, imagina só assumirmos essa responsabilidade com nossos bichinhos de estimação… Existem diversas classes medicamentosas que não podem, sob hipótese alguma, serem administradas aos nossos pets. Os felinos sofrem ainda mais com essa situação, por não possuírem a capacidade de metabolizar certos tipos de drogas. Já os cães sofrem menos com os efeitos da automedicação, mesmo assim não é raro atendermos cães e gatos com sintomatologia por intoxicação medicamentosa.

Tal intoxicação pode ocorrer por administração de medicamentos inadequados ou ainda por dosagens exacerbadas. Ainda existem casos de raças intolerantes a determinados princípios ativos, que devemos ficar bastante atentos para não tentar resolver um problema causando outro.

Como cães e gatos experimentam tudo com a boca, temos que ter cuidado também com a ingestão de alguns alimentos como cebola, chocolate, uva e outros produtos. Quadros de intoxicação alimentar podem levar o animal a apresentar quadros de diarreia e vômitos.

Portanto, caso seu animal apresente qualquer sintoma, não hesite: traga-o imediatamente para a Semeve. A nossa equipe de médicos veterinários está devidamente capacitada para atender o seu melhor amigo de prontidão, intervindo da maneira necessária, para sua completa recuperação.

Abaixo, seguem algumas medicações proibidas para cães e gatos:

PROIBIDOS PARA CÃES: Diclofenaco Sódico (Voltaren®) / Dicoflenaco de potássio (Cataflan®) / Fenazopiridina (Pyridium®)

PROIBIDOS PARA GATOS: Ácido Acetil Salicílico (Aspirina®) / Paracetamol (Tylenol®, Anador®) / Pseudoefedrina (Claritin®, Tylenol Sinus®, Loratadina®) / Ibuprofeno (Advil®) / Enema de fosfato (Fleet Enema®) / Piroxican (Feldene®, Inflamene®) / Shampoo com Alcatrão (Sebotrat-O®), Shampoo com benzoato de benzila / Shampoo com ácido salicílico /Shampoo com sulfeto de selênio / Piretróide /Levamisol / Azatioprina /Diclofenaco Sódico (Voltaren®) / Dicoflenaco de potássio (Cataflan®) / Fenazopiridina (Pyridium®)