fbpx
Início > Cuidando do Pet na quarentena!

Cuidando do Pet na quarentena!

Na luta contra a pandemia do novo coronavírus, ficar em casa em quarentena e manter o distanciamento social são gestos de extrema importância para a redução da disseminação da doença. No entanto, essa situação não é fácil para nossos amigos pets, que vivem conosco e estão tendo suas vidas e rotinas também afetadas pelo novo cenário mundial. Os cuidados devem ser redobrados desde a alimentação aos passeios e devemos zelar pela saúde fisiológica e emocional dos animais. Diante do que estamos vivendo, até a higiene merece um cuidado especial. E dentro desse quadro, como cuidar dos nossos pets em tempos de quarentena?

A primeira desmistificação que se deve ter ciência é a de que os nossos bichinhos NÃO transmitem o novo coronavírus para os seres humanos e, por tal motivo eles não devem ser abandonados, já que não apresentam nenhum risco quando o assunto é a transmissão. A única maneira de transmitirem o vírus é através do contato das patas e dos pelos com pessoas doentes ou superfícies contaminadas e, é por isso que a proteção e higiene devida, especialmente para os pets que saem para passear, se faz tão importante.

 Nos passeios as recomendações, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, são basicamente as mesmas que as para as pessoas que precisam, por motivos urgentes, sair. Os passeios devem ser o mais rápido possível, mantendo o distanciamento social de outras pessoas e cães, em locais abertos e longe de qualquer aglomeração. No retorno para casa, higienizar as patas com água e sabão, e manter limpos os brinquedos e vasilhas de alimento e água. Deve-se ater com relação a higiene dos bichinhos, porque por mais que não transmitam a doença, eles podem “transportar” o vírus em suas patas e pelos, assim como nós, podemos fazer em nossas mãos. Por isso recomendamos que, através da tosa, os pelos mais longos sejam aparados.  

Estando saudável, é permitido beijar e abraçar seu pet como sempre fez mas se você começou apresentar algum dos sintomas ou se foi confirmada a infecção com o coronavírus, é necessário evitar o contato com o pet para que ele não leve o virus para outras pessoas da casa através dos pelos.  Fora isso, o carinho é recomendado, principalmente para ajudar nossos bichinhos com a ansiedade já que a sua vida e rotina estão alteradas.

Se cuidem, cuidem dos seus pets e FIQUEM EM CASA! ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?