fbpx
Início > Março Amarelo

Março Amarelo

proteja o seu pet das doenças renais

Você sabia que o mês de março é amarelo no mundo animal? Isso mesmo! O período é de conscientização dos tutores de pet sobre as doenças renais que atingem cães e gatos, mais frequentemente na fase senil. 

Na prática, os rins param de exercer corretamente suas funções, ou seja, ficam insuficientes, o que pode levar o animal à morte. As causas são diversas, podendo ser decorrentes de traumas, infecções, intoxicações, doenças autoimunes, hereditárias e, mais comumente, degeneração consequente da idade.

Perda de apetite, emagrecimento progressivo, aumento da quantidade de urina e frequência da micção, aumento no consumo de água, cansaço, hálito com odor forte, vômito recorrente e alteração na coloração da urina podem ser alguns indícios de problema renal. Portanto, é fundamental ficar atento aos sintomas, que inicialmente são silenciosos, para evitar o agravamento da doença.

Na rotina clínica existe um teste chamado SDMA, que identifica precocemente lesões renais, mesmo quando não existe ainda sintomatologia clínica ou alterações de função renal nos exames de rotina. É uma boa opção para os tutores de raças de cães e gatos que apresentam predisposição genética para nefropatia, como o Shih-tzu, Spitz Alemão e o Persa.

A melhor forma de evitar as doenças renais é manter o seu pet sadio. Por isso, seguem algumas dicas: ofereça sempre água fresca e comida apropriada para a idade do pet, estimule exercícios, controle carrapatos e pulgas e lembre-se de manter a vacinação em dia. Tudo isso deve ser atrelado a idas regulares ao veterinário. Proteja quem você ama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?