fbpx
Início > Pets livres

Pets livres

STJ decide que animais de estimação não podem ser proibidos em condomínios

Criar um pet é sinônimo de alegria, companheirismo, amor e muitas aventuras. Mas, apesar de tanta felicidade, a criação de animais domésticos já foi sinônimo de muita dor de cabeça para quem reside em condomínio. Isso porque esse tipo de habitação, através de leis internas, proibia que moradores criassem cães e gatos em apartamentos. No entanto, tudo isso é passado, após uma história de indignação e amor chegar à Justiça.

Uma moradora do Distrito Federal foi aos tribunais exigir a criação de seu gatinho de estimação no apartamento. Nos últimos meses, a autorização não só foi concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), como também ampliou que todos os residentes de condomínios possam criar seus animais no imóvel, livremente. Essa regra é vedada, no entanto, aos bichos que apresentarem risco à segurança, saúde dos moradores ou que comprometam a higiene do local. Agora, cada caso específico deve ser avaliado, antes da restrição da permanência.

Para os médicos veterinários, inclusive os da Semeve, ter um pet em casa vai muito além da alegria e do companheirismo, uma vez que eles também proporcionam benefícios diversos aos humanos, como redução de estresse e o risco de alergias em crianças – afinal, ajudam a desenvolver anticorpos; combate à depressão e incentiva a prática de exercícios físicos. Além disso, diminui a solidão e aumenta o senso de responsabilidade. Pensando nisso, criamos algumas dicas bem legais de como criar um pet em apartamento, da melhor forma possível. Anota aí:

– Leve seu cachorro para passear diariamente

– Equipe o ambiente do seu pet com brinquedinhos, caminha, ração e água.

– Mantenha o cantinho do seu pet sempre limpo e arejado.

– Não descuide do banho, tosa e vacinação.

– Eduque o seu pet para que você não tenha surpresas desagradáveis.

– Siga as boas práticas do condomínio, de modo que não incomode os vizinhos.

– Telas de proteção são essenciais. Aplique-as em janelas e basculantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?