Início > Obesidade

Obesidade

Excesso de peso pode desencadear hipertensão e outras doenças

A luta contra a balança também existe no mundo animal e acomete grande parte de nossos pets. Por definição, a obesidade é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e pode ser classificada como primária (quando é adquirida devido à ingestão excessiva de alimentos impróprios e falta de atividades físicas) ou ainda como secundária, nesses casos ela é consequência de doenças basais, como as disfunções hormonais. Estresse e ansiedade podem ser precursores nesse caso. 

Dentre os perigos da obesidade, podemos ressaltar a hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, renais, articulares e a diminuição da expectativa de vida. Para combater este mal, seguem algumas dicas:

1.    Leve o seu pet com frequência ao veterinário para manter exames e vacinas em dia.

2.    Converse com o veterinário sobre a melhor alimentação para o biotipo do seu animal.

3.    Respeite a quantidade da alimentação diária estipulada pelo médico veterinário.

4.   Lembre-se que a alimentação de humanos é diferente dos animais. Isso significa que você não pode dar alimentos do seu dia a dia, sobretudo quando falamos de guloseimas, como biscoitos e salgadinhos.

5.    Estimule a prática de exercícios em seu pet. No caso dos gatos, incite a brincadeira com bolinhas, por exemplo. Em relação aos cães, leve-o para caminhar na rua diariamente, lembrando que sempre na coleira e quando o sol estiver mais brando.

Para o tratamento e acompanhamento de pacientes obesos, contamos com a Rebavet. Com especialista em nutrologia e equipamentos diversos para tratar o paciente visando o emagrecimento com saúde, a clínica tem parceria com a Semeve, atuando diretamente na unidade Brotas. Vale lembrar que cada pet é avaliado individualmente e que as dietas prescritas também são feitas visando a individualidade de cada paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *